segunda-feira, 28 de abril de 2008

Futsal Brasileiro - PC de Oliveira convoca atletas para Grand Prix 2008 e Sul-americano de Futsal

Fortaleza, CE - A Seleção Brasileira de Futsal foi convocada na tarde desta segunda-feira (28/4) para a disputa do Grand Prix de Futsal e do Campeonato Sul-americano na modalidade, competições que ocorrem em maio e junho deste ano em Fortaleza e Montevidéu, no Uruguai, respectivamente.

Ao todo o técnico brasileiro, PC de Oliveira, chamou vinte atletas para as duas competições que o Brasil disputará. No Grand Prix os brasileiros defenderão a hegemonia do selecionado, já que nas três primeiras edições, em 2005, 2006 e 2007, o Brasil venceu todas. O campeonato será disputado em Fortaleza (CE), entre os dias 31 de maio e 8 de junho.

No Sul-americano, que servirá também de eliminatória para a Copa do Mundo de Futsal da Fifa, o Brasil entra com a vantagem de já estar classificado para a competição, como país anfitrião. O torneio será disputado em Montevidéu, capital uruguaia, entre os dias 16 e 22 de junho.

Dos vinte atletas convocados, oito atuam no Brasil e doze no exterior. Para o coordenador de Seleções da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), Reinaldo Simões, houve coesão na escolha dos nomes por parte do técnico do Brasil, PC de Oliveira.

“São atletas que ele vinha convocando na maioria dos jogos desde que assumiu o comando da Seleção Brasileira. Isso demonstra a coesão do trabalho desenvolvido. Outro fato importante a ser lembrando é o número de atletas que atuam no Brasil a fazer parte do grupo, o que mostra a força do futsal disputado no país”, avalia Simões.

Os jogadores se apresentam em Fortaleza no dia 28 de maio, já iniciando a preparação para a disputa do Grand Prix. Apenas os atletas que estiverem disputando a final da Liga Espanhola de Futsal não disputarão a competição em Fortaleza, por conta do choque de datas entre os eventos.

Nesse caso os jogadores se apresentariam apenas para o Sul-americano de Futsal. Aqueles atletas que já estiverem fora da disputa na Espanha atuam no Grand Prix. Após a disputa do campeonato o Brasil permanece concentrado em Fortaleza, realizando treinamentos para o Uruguai.

Comissão Técnica
Durante esse período entre as duas competições o grupo de atletas realizará exames médicos e de antidoping, exigidos pela Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol). Os trabalhos serão comandados pelo médico da Seleção Brasileira Joaquim Luciano Frota, que trabalhará durante o Grand Prix, e acompanhados pelo também médico do Brasil, André Pedrinelli.

No Campeonato Sul-americano o médico do time brasileiro será Aloir Néri de Oliveira. Outra mudança que ocorrerá na comissão técnica para a disputa no Uruguai é na preparação de goleiros. Em Fortaleza, o preparador será Carlos Alberto Bracali e em Montevidéu entra Marcus Bianchi, o Guaíba.

Confira a lista de convocados

Goleiros
Rogério (Joinville/Krona/DalPonte-BRA)
Tiago (Malwee Futsal-BRA)
Flanklin (Napoli-ITA)

Fixos
Neto (Interviu Fadesa-ESP)
Ciço (EL Pozo Murcia-ESP)
Schumacher* (Interviu Fadesa-ESP)
Carlinhos (Lobelle Santiago-ESP)
Jonas* (Ulbra/Suzano-BRA)

Alas
Gabriel (Interviu Fadesa-ESP)
Vinícius (El Pozo Murcia-ESP)
Marquinho (Interviu Fadesa-ESP)
Falcão (Malwee Futsal-BRA)
Ari (Malwee Futsal-BRA)
Rato (Playas de Castellón-ESP)
Valdin** (Cortiana/UCS/AFF)

Pivôs
Betão (Lobelle Santiago-ESP)
Lenísio (Malwee Futsal-BRA)
Wilde (El Pozo Murcia-ESP)
Lukaian (MRA Navarra-ESP)
Willian (Malwee Futsal-BRA)

*Também atua como ala
** Também atua como pivô


Informações de Fagner Pinho
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal

Nenhum comentário: