sábado, 17 de novembro de 2007

Mundial de Volei Feminino - Brasil vence Japão

NAGOYA, Japão (AFP) - O Brasil conquistou o segundo lugar na Copa do Mundo de Vôlei Feminino do Japão, ficando atrás da Itália, campeã invicta, e na frente dos Estados Unidos, ao vencer as anfitriãs do torneio, por 3-1, nesta sexta-feira.

Mas o Brasil, que começou a disputa como favorito, voltou a ficar sem o título principal, repetindo sua colocação de 2003. A equipe terminou a temporada cheia de altos e baixos, principalmente quando perdeu a final dos Jogos Pan-americanos do Rio ante Cuba e acabou num decepcionante quinto lugar no Grand Prix-2007.

Depois de perder há um ano o Mundial para a Rússia, que não se classificou para esta Copa do Mundo, o campeão sul-americano termina pela quarta vez consecutiva no pódio, com três medalhas de prata e uma de bronze, depois de derrotar nesta sexta o Japão por 3-1 (25-16, 23-25, 25-18, 25-18).

"Estou contente com a classificação para os Jogos Olímpicos porque essa era nossa meta, mas é uma pena porque estávamos melhorando nesse torneio e ficamos com a mesma posição que há quatro anos", lamentou o técnico brasileiro José Roberto Guimarães.

"Estou satisfeita por ter terminado no pódio. Mas, a partir de agora, temos que começar uma preparação forte para os Jogos Olímpicos", comentou, por sua vez, a capitã brasileira, Fofão, a melhor levantadora do torneio.

Antes da vitória brasileira, a Itália se proclamou campeã, confirmando sua condição de invicta em onze dias de competição, ao vencer os Estados Unidos por 3-0 (25-20, 25-18, 27-25).

O Brasil, pagando por suas derrotas ante a Itália e os Estados Unidos, só podia ambicionar o segundo lugar das americanas, o que conseguiu ao empatar de 20 pontos (nove vitórias e duas derrotas) e contar com um melhor saldo de pontos a favor e contra.

No Nippongaishi Hall da cidade de Nagoya, abarrotado de torcedores japoneses e com alguns brasileiros, as meninas brasileiras tiveram que travar uma difícil batalha, já que as japonesas não facilitaram as coisas e até venceram o segundo set.

As japonesas chegaram deixar o Brasil no sufoco, do qual saiu graças a Walewska Oliveira, a maior pontuadora da partida, com 20 pontos, e que liderou a ofensiva até ganhar o primeiro set por 25-16.

No segundo set, o Japão estabeleceu 16-13 de vantagem e o Brasil conseguiu igualar a 21, mas, com uma defesa bem armada, as japonesas conseguiram desempatar e ganhar o set (25-23).

Zé Roberto pediu mais concentração a suas jogadoras, mas as japonesas não se renderam, defendendo bem, até que o Brasil começou a dominar a partida e se colocou à frente no marcado com 25-18 no terceiro set.

O quarto set foi moleza para o Brasil, que só permitiu que as adversárias se aproximassem de 22-18 ao cometer alguns erros.

As meninas de Zé Roberto demonstraram sua grande qualidade em 15 dias de competição, mas se atrapalharam nos momentos decisivos: na quarta-feira, ao perder feio para a Itália, e ao deixar escapar um ponto crucial na derrota para os Estados Unidos.

fonte - AFP/Japan

Nenhum comentário: